FILME A PRIMEIRA VISTA TRABALHA A INCLUSÃO

À primeira Vista

Uma arquiteta está de férias em um hotel e apaixona-se pelo massagista cego. Convence-o a submeter-se a uma operação para que ele volte a enxergar. O filme é baseado em fatos reais e mostra as dificuldades do voltar a enxergar.

À primeira Vista
O filme “A primeira vista” traz através de seus personagens valiosas lições sobre a aprendizagem.
O personagem convivia com a deficiência visual desde a infância e percebia o mundo através das sensações, seus outros sentidos eram apurados e ele desenvolveu várias habilidades que supriam a falta da visão.
Segundo Bossa (2000), o desejo de aprender reside no inconsciente e, é claro, fruto da história de cada sujeito e das relações que ele consegue estabelecer com o conhecimento ao longo da vida.
Nesse contexto o personagem aprendia na interação com o meio e ao longo da vida através do desejo constante de aprender, vencendo os desafios da deficiência visual. Cada momento vivido era aproveitado como uma preciosa oportunidade de aprendizagem.
Após a cirurgia o mesmo teve que enfrentar o desafio do novo e aprender a desenvolver novas formas de aprendizagem.
Conforme Sole (1998), o conhecimento não é cópia, nem apropriação de algo que está fora de nós, mas uma construção. Para o autor cabe ao professor, com uma visão psicopedagógica, ser um investigador dos processos de aprendizagem dos seus alunos.
Acredito que o filme é muito rico, pois demonstra através do enredo a importância do trabalho do psicopedagogo. O professor mostra o caminho, faz com que o personagem perceba as várias possibilidades de aprendizado dentro da limitação ainda existente. Os desafios vão sendo vencidos, com as orientações recebidas e o grande esforço pessoal do personagem principal.
Através do filme foi possível refletir sobre aspectos essenciais para o alcance da aprendizagem, bem como aproveitar todas as oportunidades na nossa vida como únicas.
FILME A PRIMEIRA VISTA TRABALHA A INCLUSÃO FILME A PRIMEIRA VISTA TRABALHA A INCLUSÃO Reviewed by lindos desenhos para pintar on 11:12 Rating: 5

Nenhum comentário :

@ Copyright - www.kly.com.br. Tecnologia do Blogger.