PROJETO ADAPTAÇÃO ESCOLAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
1. Objetivo:
•Promover uma boa adaptação.
Conteúdo:
• Familiarização com o novo ambiente;
• Percepção de si e dos demais que dividem o mesmo espaço;
• Separação da família com tranqüilidade por uma parte do dia.
Tempo:
• Aproximadamente dois meses, com atividades diárias.
Material:
• Fotos da criança com a família, com animais de estimação, objetos de apego(brinquedos, “paninhos”, peças de roupas, etc.), contact, color-set, máquinafotográfica, caixa de papelão.
Organização do ambiente:
• As crianças deverão ser reunidas diariamente para a apresentação dos novosobjetos. As fotos serão apresentadas às crianças, a princípio, individualmente.Após a familiarização de todos com suas próprias fotos, a intenção será a desocializar o acervo.
Desenvolvimento:
• 1ª Etapa: Pedir fotos em que a criança apareça com familiares eanimais de estimação. Solicitar também os objetos de apego de cada um. Tudodeverá ser devidamente identificado como o nome da criança e ficará na crechepara permitir que os pequenos usem o material sempre que sentirem necessidade;
• 2ª Etapa: Aproveitar os momentos de permanência dos pais na crechepara colher informações sobre a rotina caseira. Exemplo: dicas de acalanto,banho, etc;
• 3ª Etapa: Confeccionar uma caixa que ficará conhecida por conterpertences trazidos de casa. Sempre que surgir um objeto novo, as crianças serãoreunidas para que este seja apresentado. As crianças serão estimuladas amanipular/explorar o novo objeto, introduzindo a idéia de que os pertencespodem ser emprestados. Com o tempo, as fotos também poderão ser socializadas demaneira a descrever os integrantes de cada família e estimular que cada criançareconheça a sua. Observar as reações e registrá-las por meio de fotos; 18 jan(2 dias atrás) Cíntia Borher -
continuação
• 4ª Etapa: Fixar as fotos trazidas pelas famílias no chão do espaço emque as crianças permanecem a maior parte do tempo. As fotos deverão serprotegidas com contact que preserva as imagens e facilita a limpeza do local.Dessa forma, ao engatinhar, as crianças terão acesso ao “mural de fotos” comimagens de todo o grupo e poderão matar as saudades de seus familiares. Essaatividade ainda contribuirá para o desenvolvimento da noção de identidade (aoreconhecer-se nas fotos) e também da idéia de coletividade (ao reconhecer, damesma forma, seus colegas).
Avaliação:
• Observação constante do comportamento dos pais e das crianças no momento dadespedida e principalmente no decorrer do dia. Durante a observação das fotos,atentar-se a manifestações de saudades como choro ou sorrisos. Anotar asreações no decorrer do período de adaptação, atentando-se às evoluções.
•Promover uma boa adaptação.
Conteúdo:
• Familiarização com o novo ambiente;
• Percepção de si e dos demais que dividem o mesmo espaço;
• Separação da família com tranqüilidade por uma parte do dia.
Tempo:
• Aproximadamente dois meses, com atividades diárias.
Material:
• Fotos da criança com a família, com animais de estimação, objetos de apego(brinquedos, “paninhos”, peças de roupas, etc.), contact, color-set, máquinafotográfica, caixa de papelão.
Organização do ambiente:
• As crianças deverão ser reunidas diariamente para a apresentação dos novosobjetos. As fotos serão apresentadas às crianças, a princípio, individualmente.Após a familiarização de todos com suas próprias fotos, a intenção será a desocializar o acervo.
Desenvolvimento:
• 1ª Etapa: Pedir fotos em que a criança apareça com familiares eanimais de estimação. Solicitar também os objetos de apego de cada um. Tudodeverá ser devidamente identificado como o nome da criança e ficará na crechepara permitir que os pequenos usem o material sempre que sentirem necessidade;
• 2ª Etapa: Aproveitar os momentos de permanência dos pais na crechepara colher informações sobre a rotina caseira. Exemplo: dicas de acalanto,banho, etc;
• 3ª Etapa: Confeccionar uma caixa que ficará conhecida por conterpertences trazidos de casa. Sempre que surgir um objeto novo, as crianças serãoreunidas para que este seja apresentado. As crianças serão estimuladas amanipular/explorar o novo objeto, introduzindo a idéia de que os pertencespodem ser emprestados. Com o tempo, as fotos também poderão ser socializadas demaneira a descrever os integrantes de cada família e estimular que cada criançareconheça a sua. Observar as reações e registrá-las por meio de fotos; 18 jan(2 dias atrás) Cíntia Borher -
continuação
• 4ª Etapa: Fixar as fotos trazidas pelas famílias no chão do espaço emque as crianças permanecem a maior parte do tempo. As fotos deverão serprotegidas com contact que preserva as imagens e facilita a limpeza do local.Dessa forma, ao engatinhar, as crianças terão acesso ao “mural de fotos” comimagens de todo o grupo e poderão matar as saudades de seus familiares. Essaatividade ainda contribuirá para o desenvolvimento da noção de identidade (aoreconhecer-se nas fotos) e também da idéia de coletividade (ao reconhecer, damesma forma, seus colegas).
Avaliação:
• Observação constante do comportamento dos pais e das crianças no momento dadespedida e principalmente no decorrer do dia. Durante a observação das fotos,atentar-se a manifestações de saudades como choro ou sorrisos. Anotar asreações no decorrer do período de adaptação, atentando-se às evoluções.
PROJETO ADAPTAÇÃO ESCOLAR PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Reviewed by
lindos desenhos para pintar
on
16:45
Rating:
Nenhum comentário :