NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA. HIPÓTESES INFANTIS
Queridas, fiz este vídeo sobre os níveis da escrita da criança, como é meu primeiro vídeo tive alguns probleminhas portanto ele ficou dividido em duas partes... os próximos ficarão melhores com certeza... não riam de minha desenvoltura desajeitada frente a câmera... rsrs, afinal não sou artista né... espero contribuir para prática de vocês com este vídeo e que mandem sugestões para os próximos.
Beijos!
Patrícia
A caracterização de cada nível não e determinante, podendo a criança estar em um nível ainda com características do nível anterior. Essas situações são mais freqüentes nos níveis Intermediários I e II, onde freqüentemente podemos nos deparar com contradições na conduta da criança e nos quais se percebe a perda de estabilidade do nível anterior e a não estabilidade no nível seguinte, evidenciando o conflito cognitivo.
Beijos!
Patrícia
A caracterização de cada nível não e determinante, podendo a criança estar em um nível ainda com características do nível anterior. Essas situações são mais freqüentes nos níveis Intermediários I e II, onde freqüentemente podemos nos deparar com contradições na conduta da criança e nos quais se percebe a perda de estabilidade do nível anterior e a não estabilidade no nível seguinte, evidenciando o conflito cognitivo.
• NÍVEL 1: HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA;
- não estabelece vinculo entre fala e escrita;
- demonstra intenção de escrever através de traçado linear com formas diferentes;
- usa letras do próprio nome ou letras e números d\na mesma palavra;
- caracteriza uma palavra como letra inicial;
- tem leitura global, individual e instável do que escreve: só ela sabe o que quis escrever;
- não estabelece vinculo entre fala e escrita;
- demonstra intenção de escrever através de traçado linear com formas diferentes;
- usa letras do próprio nome ou letras e números d\na mesma palavra;
- caracteriza uma palavra como letra inicial;
- tem leitura global, individual e instável do que escreve: só ela sabe o que quis escrever;
• NÍVEL 2: INTERMEDIÁRIO I;
- começa ater consciência de que existe alguma relação entre pronuncia e a escrita;
- começa a desvincular a escrita das imagens e os números das letras;
- conserva as hipóteses da quantidade mínima e da variedade de caracteres.
• NÍVEL 3: HIPÓTESE SILÁBICA;
- já supõe que a escrita representa a fala;- tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras;
- já supõe que a menor unidade de língua seja a sílaba;
- em frases, pode escrever uma letra para cada palavra.
• NÍVEL 4: HIPÓTESE SILÁBICO-ALFABÉTICA OU INTERMEDIÁRIO II;
- compreende que a escrita representa o som da fala;
- passa a fazer uma leitura termo a termo; (não global)
- consegue combinar vogais e consoantes numa mesma palavra, numa tentativa de combinar sons, sem tornar, ainda, sua escrita socializável. Por exemplo, CAL para cavalo.
• NÍVEL 5: HIPÓTESE ALFABÉTICA.
- compreende que a escrita tem função social;
- compreende o modo de construção do código da escrita;
- omite letras quando mistura as hipóteses alfabética e silábica;
- não tem problemas de escrita no que se refere a conceito;
- não e ortográfica e nem léxica.
- compreende que a escrita tem função social;
- compreende o modo de construção do código da escrita;
- omite letras quando mistura as hipóteses alfabética e silábica;
- não tem problemas de escrita no que se refere a conceito;
- não e ortográfica e nem léxica.
NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA. HIPÓTESES INFANTIS
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lindos desenhos para pintar
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