Faça Uma Busca Neste Blog:

domingo, 21 de agosto de 2011

A LENDA DA IARA, A SEREIA



Introdução 
Também conhecida como a “mãe daságuas”, Iara é uma personagem do folclore brasileiro. De acordo com a lenda, deorigem indígena, Iara é uma sereia (corpo de mulher da cintura para cima e depeixe da cintura para baixo) morena de cabelos negros e olhos castanhos. 

A lenda conta que a linda sereia fica nos rios donorte do país, onde costuma viver. Nas pedras das encostas, costuma atrair oshomens com seu belo e irresistível canto. As vítimas costumam seguir Iara até ofundo dos rios, local de onde nunca mais voltam. Os poucos que conseguem voltaracabam ficando loucos em função dos encantamentos da sereia. Neste caso, contaa lenda, somente um ritual realizado por um pajé (chefe religioso indígena,curandeiro) pode livrar o homem do feitiço.

Origem da personagem
Contam os índios da região amazônica que Iara era umaexcelente índia guerreira. Os irmãos tinham ciúmes dela, pois o pai a elogiavamuito. Certo dia, os irmãos resolveram matar Iara. Porém, ela ouviu o plano eresolveu matar os irmãos, como forma de defesa. Após ter feito isso, Iara fugiupara as matas. Porém, o pai a perseguiu e conseguiu capturá-la. Como punição,Iara foi jogada no rio Solimões (região amazônica). Os peixes que ali estavam asalvaram e, como era noite de lua cheia, ela foi transformada numa lindasereia.

Curiosidade:

- A palavra Iara é de origem indígena. Yara significa “aquela que mora na água”. 


Cadastre-se e Receba as Postagens por Email

Digite seu Email:


Ao receber o 1º email do feedburner você precisa clicar no link para confirmar sua inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...